Você já ouviu falar do conceito smart city (cidade inteligente)? Cidades inteligentes usam inovações tecnológicas para otimizar o desenvolvimento urbano e econômico. Dessa forma, eleva-se a qualidade de vida da população. Uma das tecnologias usadas nas smart citys é a telegestão.

Quer entender melhor sobre a telegestão e os seus benefícios para as cidades? Acompanhe nosso artigo e descubra!

Como funciona a telegestão?

A telegestão ou gerenciamento remoto é um sistema que permite o monitoramento em tempo real da iluminação pública por meio de dispositivos eletrônicos instalados diretamente nos postes.

Dessa forma, é possível executar ações, como: ligar, desligar, medir a tensão, corrente ou temperatura, bem como dimerizar uma luminária — tudo de forma automática e remota. Além disso, é possível identificar imediatamente a queima de uma lâmpada. Em seguida, emite um aviso para a central de controle para que a troca seja realizada.

Quais são os seus benefícios?

Um dos grandes benefícios da telegestão é a redução de custos para o poder público. Afinal, o monitoramento em tempo real permite a identificação preventiva de falhas no sistema de iluminação que, se não sanadas, podem causar sérios prejuízos.

Por outro lado, a população da cidade também recebe benefícios. Como dito, as lâmpadas que deixam de funcionar são trocadas rapidamente pela empresa responsável pela iluminação pública.

O resultado são ruas e avenidas sempre iluminadas, reduzindo os riscos de assaltos e outros tipos de crimes, bem como acidentes de trânsito. A natureza também agradece a telegestão por utilizar lâmpadas LED que são sustentáveis e não poluem o meio ambiente.

Gostou de conhecer os benefícios da telegestão? Quer ter essa tecnologia na sua cidade? Então, entre em contato com a equipe da Ilumina Guarapuava!